Thursday, September 10, 2009

O Turismo em Portugal e o recente fenómeno das Redes Sociais




#Turismo - As redes sociais na Internet são sem dúvida um fenómeno incontornável na actualidade.
A interacção social que promovem, incute uma cultura de participação, possível graças ao desenvolvimento e expansão das tecnologias de informação e comunicação, rumo à globalização e evolução do conhecimento comum.
Estas redes tendem cada vez mais a evoluir relativamente ao conceito de assinaturas de identidade social e partilha, onde o padrão de relações do indivíduo identifica as suas preferências e características, para uma nova concepção profissional, orientada essencialmente para a comunicação promocional e negócio.

Por seu lado, o Turismo enquanto fenómeno pluridimensional abrangente e complexo, possui um enorme carácter e dimensão comunicacional, dai a relevância dos planos estratégicos de comunicação em Turismo onde são implementados programas e estratégias de promoção com o objectivo de projectar imagens e mensagens chave por exemplo de um determinado destino ou região a segmentos de potenciais turistas, encorajando-os a “quererem saber mais.” e por consequência ao consumo.
Estes planos de promoção “Promotion Mix”, são difundidos actualmente através dos mais diversos canais de comunicação e plataformas da Internet como o Facebook, Hi5, Flickr, e mais recentemente o Twitter.
Com a crescente utilização da Internet e comodidade que proporciona aos seus utilizadores, onde tudo parece estar à distância de um "click", os próprios agentes turísticos perceberam que podem estar agora bem mais perto dos seus potenciais consumidores ao interagirem directamente através destas plataformas "online" que proporcionam novas e criativas oportunidades de negócio e promoção.
Organizações como o Turismo de Portugal estão agora presentes no Twitter, a exemplo de muitas outras de grande relevo no sector, chegando a marcar a sua presença nestas plataformas informáticas de forma institucional.
As unidades Hoteleiras podem através destas ferramentas promover de forma inovadora as suas instalações, actividades, promoções e até a própria região envolvente, disponibilizando online fotografias das suas facilidades e até das paisagens que o potencial cliente pode desfrutar, aguçando o apetite aos visitantes e seguidores.
Também as agências de viagens e os operadores estão atentos a esta nova forma de comunicar e estão também a divulgar os seus produtos turísticos e campanhas através do Twitter. O QueroViagens.com é exemplo disto, lançando regularmente informações acerca dos seus produtos e promoções.
Um dos regulares e apetecíveis desafios que as marcas de Turismo propõem através do Twitter são precisamente os ambicionados descontos. Algumas unidades permitem aos seguidores reservas por menos 25% do preço de tabela.
Em interacção “promocional” com os seus seguidores, companhias aéreas como a Jet2, United Airlines e JetBlue oferecem diversos tipos de descontos nas suas tarifas.
Esta revolução no conceito de comunicação em Turismo trouxe a este sector novas oportunidades, complexas relações e dependências dinâmicas comunicacionais, propiciando o seu contínuo crescimento, num mundo cada vez mais global e tecnológicamente comunicante.

No comments:

Post a Comment