Monday, August 1, 2011

As tecnologias de Informação e Comunicação no Turismo

O surgimento e evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no turismo vieram definitivamente impulsionar e mudar a indústria, enquanto recurso de criação de valor, graças à sua integração no produto, no processo, na organização e na estratégia.  
A ampla tipologia de canais de pequeno comércio no sector e a complexidade das suas conexões, implica toda uma panóplia de meios tecnológicos capazes de gerir, armazenar, processar e distribuir informação. Graças aos canais de distribuição eletrónica que proporciona, as TIC interligam rápida e comodamente os consumidores aos produtores de serviços, alterando radicalmente o tipo de relações comerciais entre estes.
A "revolução tecnológica" veio por isso transfigurar o trade e fomentar novos modelos de negócio numa fase marcada pela liberalização do comércio, globalização e internacionalização que se traduz numa interligação cada vez maior entre todos os intervenientes, implicando um crescente envolvimento dos sistemas e das tecnologias de informação em todo o processo. As organizações vêm-se por isso “forçadas” a acompanhar a sociedade de informação e a "revolução tecnológica", oferecendo os seus produtos a partir da convergência digital e da Internet.
As inovações tecnológicas e de processos pautam e transformam o atual mundo dos negócios, constituindo por isso agentes de diferenciação indispensáveis, não apenas como ferramentas de apoio à prossecução das atividades mas também enquanto dinamizadores organizacionais.
Transpondo a teoria da evolução de Darwin para os negócios, percebe-se que a sobrevivência das organizações atuais depende da sua capacidade de evoluir e implementar inovações que se adaptem à dinâmica e constante mutação dos mercados modernos, para que a distribuição possa acompanhar as exigências e mudanças da procura.


Alexandre Pinto

No comments:

Post a Comment